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O que é necessário para Trabalho Remoto

Comunicação Publicado em 20/03/2020

​A Comunicação Chesf, em parceria com a área de Tecnologia da Informação (TI), organizou este espaço para compartilhar informações de TI necessárias para a execução do trabalho remoto de cada chesfiano. Acompanhe o Chesf Hoje para as atualizações.


Troca de Senha

A área de TI orienta que ao ser solicitado a troca da senha de rede que você o faça assim  que receber a mensagem comunicando que ela vai expirar. Essa ação evitará que a senha expire e você não consiga mais trocar. Para tanto clicar nas teclas Ctrl + Alt + Delete e clicar em “Alterar uma Senha” , precisa estar conectado na VPN. Você pode alterar também pelo Webmail seguindo os seguintes passos:
  • digite no navegador webmail.chesf.gov.br;
  • digite  seu login e senha antiga, nova tela será exibida;
  • digite a senha atual (senha que será trocada) e digite a nova senha;
  • a senha será alterada.
Caso a senha expire você deve solicitar a troca pelos seguintes canais: Telefone (21) 2514-5000 ou solicitando ao seu gerente para enviar email para atendimento-csc@eletrobras.gov.br .


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Serviços e aplicativos que não precisam da VPN

A área de TI divulga a lista de sistemas que estão liberados sem precisar de acesso pela VPN, outros serão adicionados oportunamente. Manteremos você informado.

  • ChesfBox –Solicitação de Transferência de Arquivos
  • ChesfNet – Intranet Chesf
  • e-CRC – Certificado de Registro Cadastral Eletrônico
  • e-Edital – Sistema de Gestão de Editais
  • ISDARH – Instrumento de Suporte à Decisão da Área de Recursos Hídricos
  • NORMATIVOS – Portal de Normativos
  • PLANEST – Sistema de Planejamento Estratégico
  • PORTAL – Portal Corporativo (www.chesf.gov.br)
  • SAUST – Sistema de Auditoria de Segurança no Trabalho
  • SGNF – Sistema de Gestão de Notas Fiscais

A utilização do Correio Eletrônico - Outlook também não precisa da  VPN.

Atenção: Orientamos, mais uma vez, salvar os documentos no OneDrive e transferir também para esse ambiente os que você mais consulta. Uma vez que o acesso aos  discos publicos precisa  da VPN.


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Estabilidade na disponibilidade dos serviços de Internet da Chesf

Devido à crise mundial provocada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os serviços de internet também estão sendo afetados, provocando redução da disponibilidade. O grande uso da rede mundial de computadores gerou instabilidades também na infraestrutura de acesso da Chesf.

 

Ontem, dia 24, a equipe de TI junto a empresa provedora do link da internet da Companhia, conseguiu estabilizar a disponibilidade desses serviços. Contamos com a compreensão de todos para enfrentarmos esse momento tão difícil, inclusive no mundo digital.


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Trabalho remoto: orientação para o computador não desligar às 19h

Com a desabilitação da política de desligamento automático dos computadores, é necessário que se reinicialize a máquina no ambiente computacional da Chesf. Para os empregados que estão em home office e ainda não fizeram esse procedimento, devem executar essa rotina no seguinte endereço:

\\recw12ad01.redechesf.local\netlogon\DesligarShutdown.bat


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Processos eletrônicos - Orientação para acesso
Caso você esteja com problema no acesso ao sistema de Processos Eletrônicos através do endereço: http://processos.chesf.gov.br/index.html a área de TI orienta que tente através do endereço http://10.128.151.92:8080/index.html Caso o problema persista, executar a limpeza do cache seguindo os procedimentos que se encontram no arquivo anexo 1.


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Saiba como ter acesso à rede VPN

Apenas empregados que atuam em trabalho remoto acessam a Rede Chesf. Em decorrência da quantidade de empregados trabalhando remotamente, houve, para alguns, conflito do endereço IP (dois ou mais computadores com o mesmo endereço). Como consequência, perda da conexão ao ambiente de TI da Chesf. Para evitar esse incidente, a área de TI orienta a utilização da VPN pela web acessando vpn.chesf.gov.br 

Em anexo, o procedimento para esse tipo de Acesso a VPN SSL (anexo 2). Os demais procedimentos permanecem os mesmos. Lembramos que para mapear os discos públicos é necessário executar o arquivo rec.bat ou rec que encontra-se compactado nesse endereço à <www.chesf.gov.br/siteassets/vpn.zip>


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Procedimento remoto à sua estação de trabalho na Chesf
Para os empregados que estão trabalhando remotamente e necessitam acessar seu computador que está na Chesf, a área de TI encaminha o procedimento no arquivo Acesso Remoto Estação de Trabalho (anexo 3).


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Procedimento para desabilitar o Proxy
Se você está trabalhando remotamente com um computador da Chesf e precisa navegar na internet é necessário desabilitar o proxy.  A área de TI encaminha o arquivo Proxy - Desabilitar (anexo 4).

 

Obs: cada anexo corresponde a um das questões levantadas acima.


Limpeza de Cache - Anexo 1.docx 
Acesso à VPN SSL - Anexo - 2.docx
Acesso Remoto Estacao de Trabalho - Anexo 3.docx
Proxy - Desabilitar - Anexo 4.docx

Apresentação Modelo Editável Existe Chesf na Minha vida.pptx