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​​​​​​​​​​​​Governança Corporativa​


A governança corporativa é um dos pilares do enfoque em sustentabilidade. Uma empresa com boa governança corporativa é responsável e transparente para com seus acionistas e outras partes interessadas tais como empregados, credores, clientes e a sociedade em geral. A governança corporativa contribui para o crescimento sustentável a longo prazo.

Administração
A Eletrobras Chesf é administrada por um Conselho de Administração e por uma Diretoria Executiva, composta exclusivamente por brasileiros.
A Diretoria Executiva, órgão colegiado de administração, é composta por quatro diretores, eleitos pelo Conselho de Administração, que exercem suas funções em regime de tempo integral, com prazos de gestão de dois anos, sendo permitidas reeleições.
O Conselho de Administração, órgão colegiado da Companhia, é integrado por até três membros eleitos pela Assembleia Geral, com prazo de gestão unificado de dois anos, sendo permitidas reeleições.
O Conselho Fiscal, de funcionamento não permanente, quando instalado pela Assembleia Geral, será composto de três membros e respectivos suplentes.

Relacionamento com Investidores
A Eletrobras Chesf como empresa de capital aberto, está sujeita às regras da Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A política de relacionamento da Companhia é pautada pela divulgação de informações com transparência, caracterizada pelo respeito aos princípios legais e éticos, alinhada às normas a que está submetida como concessionária de serviço público.

Composição Acionária
O Capital Social da Eletrobras Chesf, no montante de R$ 19,370 bilhões, é representado por 55.905 mil ações nominativas, divididas em 54.151 mil ações ordinárias e 1.754 mil ações preferenciais, todas sem valor nominal. Deste total, 99,608% pertencem à Eletrobras e 0,392% são ações em tesouraria .

Gestão da Ética
A Eletrobras Chesf adota o Código de Conduta Ética e Integridade, único para todas as Empresas Eletrobras, que se aplica a todo o seu público interno, desde a alta administração até estagiários e jovens aprendizes e estabelece compromissos de conduta a serem seguidos no âmbito da Companhia, bem como, no relacionamento dos seus colaboradores com órgãos de governo, concorrentes, fornecedores, prestadores de serviço e demais parceiros externos. A área de Integridade Corporativa atua na disseminação dos valores e princípios éticos, por meio da realização de ações de comunicação e capacitação.

Auditoria Interna
A Auditoria Interna está vinculada ao Conselho de Administração e tem por objetivo agregar valor e melhorar as operações, auxiliando a empresa a atingir seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada à avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.

Relacionamento com Auditores Independentes
A política da Eletrobras Chesf em relação aos seus auditores independentes fundamenta-se em princípios que preservam a independência desses profissionais. Em 2019, a Companhia efetuou a substituição de seus auditores independentes, pelo prazo de 2 (dois) anos, em atendimento ao disposto na Instrução CVM nº 23, de 25/02/2021. Após este período, a controladora Eletrobras optou pela prorrogação do contrato em mais 3 (três) anos, conforme cláusula 3ª do Edital de Pregão Eletrônico DAS n.º 01/2019. Portanto, o contrato de auditoria independente com a empresa Pricewaterhousecoopers – PwC foi aditivado em 2021, alterando o seu prazo de execução de 24 para 60 meses, compreendendo os anos de 2019 a 2023.

Ouvidoria
A Ouvidoria é um canal de diálogo com os públicos de relacionamento da Eletrobras Chesf, atuando de forma isenta, com caráter mediador, pedagógico e estratégico. Acolhe as manifestações dos cidadãos, não solucionadas por outros canais de atendimento, analisa e atua na busca por soluções, identifica tendências e orienta a organização, dando suporte à melhoria contínua dos processos de trabalho e a busca por soluções efetivas. Sempre observando os princípios da legalidade, da transparência, do sigilo e da ética.

Comitê de Auditoria e Riscos Estatutários
O Comitê de Auditoria e Riscos Estatutário - CAE é vinculado diretamente ao Conselho de Administração da Eletrobras Holding e tem por finalidade assessorar o Conselho desta e, quando aplicável e observadas as regras fixadas pelo CA da Holding, as companhias que compõem o Grupo Eletrobras, no cumprimento de suas responsabilidades de orientação e direção superior, compreendendo, mas não se limitando, a análise e emissão de recomendações sobre trabalhos da auditoria interna, contabilidade e da auditoria independente, gestão de riscos, controles internos e gestão financeira, a fim de conferir maior eficiência e qualidade às decisões dos conselhos de administração do Grupo Eletrobras em relação aos assuntos afetos à sua área de atuação, conforme previsto no Regimento Interno do Comitê de Auditoria e Riscos Estatutário - CAE



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