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​Gênero e Raça​​​​​​


A Chesf considera a necessidade de estabelecer políticas e diretrizes para promoção do respeito e dignidade e para a prevenção e enfrentamento de violências e do assédio moral no trabalho, com o propósito de aperfeiçoar a gestão empresarial.

O compromisso da Chesf está expresso nos valores empresariais do Mapa de Planejamento Estratégico da Companhia, que estabelece o “Respeito às pessoas com Justiça e Equidade, Compromisso com a Sociedade, Ética e Transparência, Segurança  e Respeito ao Meio Ambiente”. Também está evidenciado no Código de Ética Unificado das Empresas Eletrobras, adotado pela Chesf e previsto nos normativos empresariais, que ratificam como princípio de gestão a não discriminação, a eliminação de todos os preconceitos de gênero, raça, etnia, origem social, orientação religiosa.

Há mais de 12 anos, a Chesf criou o Comitê de Gênero e Raça para implantar iniciativas de promoção da igualdade em seus empreendimentos e instalações, previstas no Plano Pró-Equidade de Gênero e Raça. Com a ampliação do comitê para as regionais, as ações tornaram-se notórias em toda a Companhia, tais como: a campanha de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; as atividades de reflexão no Dia Internacional da Mulher – Mês da Mulher, no Dia da Consciência Negra, no Dia de Combate à Homofobia, nos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher; entre outras.

Em 2019, a área de Responsabilidade Social Empresarial e o Comitê de Gênero e Raça atuaram de forma unificada na Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, uma das vertentes do Plano Pró-Equidade de Gênero e Raça da Chesf, Palestras com o para o público interno – empregados diretos e de empresas terceirizadas – foram realizadas, reunindo pessoas para refletir e debater sobre a proteção da infância e juventude e sobre o papel da Empresa no relacionamento com a sociedade.

Todas as ações previstas no Plano Pró-Equidade de Gênero e Raça para serem realizadas em 2019 aconteceram. Campanha de conscientização no Mês da Mulher, durante todo o mês de março, com o tema Reconhecimento e Empoderamento das Mulheres no Mundo do Trabalho, realizada campanha eletrônica (descanso de tela, página na intranet, e-mails marketing) e rodas de diálogo sobre o tema. Campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, realizada campanha eletrônica e as palestras 13 Anos da Lei Maria da Penha e Combate à Violência contra a Mulher. Realizado também o evento Pipoca & Conhecimento com apresentação de filme Grandes Olhos para reflexão sobre a temática. A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres teve como tema Use sua Energia para Defender as Mulheres, foi realizada campanha eletrônica, rodas de diálogo na Sede e Regionais,  com intervenção artística Dor-Amor-Cura-Ruptura, uma adaptação do livro “Outros Jeitos de Usar a Boca” de Rupi Kaur, pela Companhia de Dança Perna de Palco e bate-papo com Andrea Corradini sobre Comunicação não Violenta e a Violência contra as Mulheres: precisamos conversar sobre isso. As ações citadas mostraram-se muito importantes para o crescimento e reflexão da temática na Chesf. 

Destaque para a realização da Oficina Direitos Humanos e Diversidade, com o objetivo de aprofundar o conhecimento na temática gênero, raça e diversidade dos membros do Comitê de Gênero e Raça da Chesf, Sede e Regionais, promovida pela Promundo, em parceria com a Eletrobras.  Disponibilizado nessa oficina o Caderno de Ferramentas: Promoção à Diversidade nas Empresas.

No 11º Encontro de Fornecedores da Chesf, realizado em novembro de 2019, o Comitê se fez presente com a palestra Direitos Humanos para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em parceria coma área de Responsabilidade Social da Chesf.  No Outubro Rosa e no Novembro Azul, a área de saúde da Empresa fez ampla campanha eletrônica com o corpo funcional e palestras foram realizadas, com o apoio do Comitê de Gênero e Raça. 

Em 2015, a Chesf conquistou o reconhecimento da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça 5ª Edição. Entre os destaques desse trabalho, está a Sala de Apoio ao Aleitamento Materno, que oferece às mães lactantes, empregadas da Chesf e de empresas terceirizadas, orientação de profissionais de saúde para a coleta, além de armazenamento e transporte adequados do leite materno. As mães tornaram-se doadoras de leite materno para hospitais de referência na região metropolitana do Recife.