Sign In

Chesf implanta Sistema de Gestão da Inovação

Negócios Publicado em 10/12/2021

No âmbito do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) desenvolveu o Sistema Inteligente de Gestão da Inovação (SiGi), criado para gerir todos os processos concernentes à inovação da Empresa. 

 

Iniciado no final de 2015 e finalizado no início de 2021, o novo sistema recebeu investimentos de R$ 4,4 milhões e foi executado em parceria com o Centro Latino Americano para Inovação, Excelência e Qualidade (Claeq), sediado em Fortaleza (CE). 

 

De acordo com José Bione, gerente do Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Chesf, que desenvolveu o produto, o SiGi é um sistema original e pioneiro no Setor Elétrico, que tem como foco a gestão inteligente do processo de inovação. "Ele acrescentou que o Sistema incorpora recentes ferramentas de inteligência e algoritmos matemáticos, que incluem a adaptação do método Technology Readiness Level (TRL), desenvolvido pela NASA, em conjunto com o método Demand Readiness Level (DRL) e o método multicritério Analytic Hierarchy Process (AHP), que foram adaptados de forma original à realidade regulatória, técnica e administrativa do Setor".

 

Esse projeto de P&D+I foi gerenciado pelo engenheiro eletricista Willian Ramires Pires Bezerra, lotado no Departamento que está diretamente ligado à Diretoria de Regulação e Comercialização (DR) da Companhia. 

 

"O desenvolvimento do SiGi ocorreu a partir necessidade latente de evoluir e centralizar o processo de gestão da inovação da Chesf, com o objetivo principal de elevar o retorno financeiro, econômico e socioambiental proporcionado pelos projetos com foco em inovação", argumentou Ramires, que salientou a importância da ferramenta no gerenciamento de todas as iniciativas de investimento em inovação da Chesf, incluindo projetos de inovação com a participação de "startups". "O sistema vem para proporcionar um grande salto no processo de gestão da inovação da Companhia, automatizando o processo com métodos de avaliação reconhecidos mundialmente, mas, principalmente, por obter e concentrar informações estratégicas para o devido apoio, acompanhamento físico/financeiro e processo de tomada de decisão".

 

Através do SiGi, qualquer empregado da Chesf poderá registrar demandas de inovação e, a partir daí, iniciar as demais fases do processo de inovação que engloba: (1) recebimento e tratamento da demanda de inovação; (2) seleção, (3) elaboração e (4) desenvolvimento de projetos de inovação que podem ser de natureza interna ou com parceria externa; e a (5) inserção do produto no ambiente da Chesf com a definição da melhor estratégica para sua exploração comercial através do processo de vitrine tecnológica.


Foto: André Schuler