A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) recebeu, em sua Sede, no Recife, o consultor João Victor Costa, business developer (desenvolvedor de negócios) no Operador do Mercado Ibérico (OMIP), para workshop sobre o futuro do mercado de energia no Brasil. O especialista fez uma apresentação sobre o modelo do Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL) com foco no crescimento, maturidade e portfólio do mercado de derivativos de energia.
A iniciativa foi construída pelas Superintendências de Gestão Empresarial (SGE) e de Comercialização (SRC) da Chesf, com o intuito de estreitar laços entre as instituições e de preparar a Companhia para a criação do mercado de derivativos de energia no Brasil.
Dentre os pontos abordados estavam: a evolução e maturidade do MIBEL; os agentes envolvidos no MIBEL; mercado livre e mercado regulado em Portugal e Espanha; regulação dos derivativos de energia e portfólio de derivativos.
O evento foi importante porque, além de possibilitar o debate a respeito do mercado de derivativos de energia, permite pensar uma estratégia arrojada de posicionamento da Empresa diante de novos desafios.
A Chesf manterá interações institucionais com o OMIP e, no mês de outubro, será a vez das equipes da Superintendência de Gestão Empresarial e da Superintendência de Comercialização de apresentarem a experiência da Companhia na certificação de unidades geradoras para emissão e comercialização dos chamados certificados de origem de energia renovável, os i-RECs.
Foto: Marcus Vinicius Medeiros