Sign In

Parabéns, Paulo Afonso!

A Empresa Publicado em 28/07/2021

Nesta quarta-feira, 28 de julho, Paulo Afonso, na Bahia, está em festa pelos 63 anos de emancipação política. O município nasceu a partir da inauguração pelo presidente Café Filho, em 1955, da primeira usina hidrelétrica da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) – Paulo Afonso I.

Considerado a “Cidade-Berço” ou o “Coração” da Chesf, hoje o município abriga o Complexo Hidrelétrico, composto pelas usinas de Paulo Afonso I, II, III e IV e Apolônio Sales (Moxotó), sendo uma das maiores capacidades instaladas dentre as usinas do Brasil.

Tudo começou em 1948, quando da criação da Chesf pelo Governo Federal, com a finalidade de aproveitar o potencial hidrelétrico da Cachoeira de Paulo Afonso. O acampamento de obras de Paulo Afonso I ficava localizado nas terras da Fazenda Forquilha. Assim, em torno das instalações da Usina, nasceu a cidade, que foi emancipada do município de Glória, em 28 de julho de 1958.

Ao se instalar no município, a Chesf não só contribuiu para o nascimento e crescimento da cidade, como para o desenvolvimento socioeconômico da região e do Nordeste, e para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

Neste ano em que a Companhia está comemorando 73 anos de história e a cidade de Paulo Afonso 63 anos de emancipação política, a Chesf parabeniza e agradece ao município e ao seu povo pela parceria, homenageando, ainda, os pioneiros que construíram os primeiros empreendimentos, as subestações e linhas de transmissão associadas.

Graças a todos, a Chesf cresceu e se tornou gigante, transformando-se numa das maiores e mais importantes geradoras e transmissoras do País.

Parabéns, Paulo Afonso!

Complexo_PAF.jpg

Foto Capa: Ascom/Prefeitura Municipal de Paulo Afonso
Foto Interna: Acervo Chesf

#ChesfAcessivel #PraTodosVerem: Foto 1 - Parque Balneário Abelardo Wanderley, com o nome da cidade de Paulo Afonso, em letras coloridas, de frente para o lago, e foto 2: vista aérea de parte do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, com as Usinas I, II e III.