A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) estão firmando parceria para a instalação de Hub de Inovação no Nordeste, projeto que está avançando para se tornar Hub de Inovação do Setor Elétrico, com o objetivo acelerar a implantação e a adoção de tecnologias produzidas dentro do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento, que tem seus recursos coordenados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Neste dia 29, o secretário de Estruturas Financeiras e Projetos, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcelo Gomes Meirelles; e a diretora do Insa, Monica Tejo, participaram de reunião online com o presidente da Chesf, Fabio Lopes Alves, e o diretor de Regulação e Comercialização da Companhia, Roberto Pordeus.
Para implantação do Hub, uma equipe multidisciplinar foi constituída com intuito elaborar conceitos, estrutura, implementar e operar o HUB do Setor Elétrico. É necessário mapear demandas e oportunidades/soluções; criar mecanismos para formalização; desenvolver planos estratégicos, desenvolver uma plataforma integrada de gestão; executar pilotos de projetos de aceleração de empresas/startups com produtos que estejam com nível de maturidade exigidos, além de uma série de ações integradas.
No encontro online, o presidente Fabio Alves, falou sobre a importância da iniciativa, ressaltando que investir em inovação na área de energia é fundamental para a sustentabilidade empresarial e não pode ficar associada apenas a projetos acadêmicos com ciclos de quatro anos. “Temos uma realidade que exige uma agilidade para as soluções chegarem às empresas”, disse.
O diretor Roberto Pordeus afirmou que o projeto que está tendo o apoio do MCTI, o Hub de Inovação do Setor Elétrico, encontra-se nos moldes do que se faz internacionalmente para induzir soluções inovadoras.
Ainda durante o encontro online, o secretário Marcelo Gomes Meirelles disse que o Ministério trabalha para atuar junto e tem um foco estratégico em energias renováveis. “Estamos juntos para somar esforços”. Ele explicou que a secretaria que comanda busca prospectar projetos sustentáveis e firmar parcerias para investimentos locais. “Queremos que os projetos inovadores criados no Nordeste se estabeleçam efetivamente aqui”, declarou.
Meirelles afirmou que o MCTI tem o objetivo de integrar diferentes agentes públicos para o incentivo à inovação, sendo o Insa e o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) referências do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação na busca dessas parcerias. “Não falta dinheiro para a inovação, o que é necessário é apresentar projetos que mostrem que vão ter entregas aos investidores”.
A diretora do Insa, Mônica Tejo, agradeceu aos participantes e o presidente da Chesf destacou que toda essa iniciativa partiu de uma conversa dos dois, num evento do Setor Elétrico, e que vem se transformando num projeto bastante promissor.
Obs.: as pessoas sem máscara nas imagens estavam sozinhas em ambientes isolados.