Sign In

Recorde histórico em desempenho operacional

A Empresa Publicado em 10/01/2019

Em 2018, ano de comemoração dos seus 70 anos, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) superou metas e bateu recordes, de acordo com seus indicadores operacionais. Diretrizes, estratégias e planos de trabalho foram cumpridos, levando a Empresa a obter desempenho expressivo nas metas operacionais e melhorias implantadas no sistema eletroenergético sob sua concessão. Foram 200 melhorias na área de Transmissão e 50, na de Geração, com investimentos da ordem de R$ 160 milhões, em todo Nordeste. Esses valores foram aplicados nas melhorias e modernização de linhas de transmissão, subestações, proteção, automação, telecomunicações e usinas hidrelétricas.
 
Em relação à disponibilidade operacional de seus ativos, em 2018, a Chesf atendeu todas as metas de seus principais indicadores. Na área de Transmissão, alcançou 99,906% de disponibilidade das suas linhas de transmissão, sendo o terceiro melhor do histórico da Companhia, superando a meta de 99,850%. Desempenho similar foi obtido na disponibilidade de transformadores, tendo alcançado 99,923%, o segundo melhor já alcançado, superando a meta de 99,830%.

Na área de Geração, a Chesf obteve uma disponibilidade acumulada de 12 meses igual a 1,146, cuja meta é 1, sendo o valor alcançado o melhor do histórico. Para a disponibilidade acumulada de 60 meses, atingiu o valor de 1,030, superior à meta que é 1, mas ainda assim o melhor resultado do histórico. Os três primeiros indicadores fazem parte do Contrato de Metas de Desempenho Empresarial (CMDE), celebrado com a Eletrobras e esse último indicador faz parte do Contrato de Prorrogação das Concessões de Geração, celebrado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
 
Nos últimos 12 meses, também houve o menor número de eventos com interrupção de carga na Rede Básica, com 11 ocorrências originadas em instalações da Chesf, quando a meta limite era, no máximo, 26. Este é o melhor resultado do histórico de 20 anos de acompanhamento.
 
Outro indicador importante, com resultado expressivo alcançado, é o desconto de receita por indisponibilidade de funções de transmissão da Rede Básica, denominado Parcela Variável (PV). Nesse indicador, a Empresa atingiu o valor de 1,54% da Receita Anual Permitida (RAP), sendo a meta, no máximo, 3,00%. O valor alcançado representa o melhor dos últimos seis anos.
 
“Os resultados alcançados pela Chesf, em 2018, com repercussão na qualidade do serviço prestado aos seus clientes, ratificam que a Empresa vem adotando uma gestão moderna, profissional e eficiente. As equipes da Operação, junto com toda a Empresa, estão engajadas em obter os melhores resultados”, ressalta João Henrique Franklin, diretor de Operação da Chesf.