Sign In

Chesf recebe prêmio nacional

A Empresa Publicado em 07/12/2017

Chesf é premiada por Boas Práticas para empregados com deficiência. A premiação foi concedida pelo Governo do Estado de São Paulo, e é a primeira participação da Companhia no evento

Na manhã desta quinta-feira (7), o diretor de Gestão Corporativa da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Joel de Jesus, e o coordenador do Comitê de Acessibilidade e Inclusão da Empresa, Luiz Loreto, estiveram presentes na cerimônia de entrega do IV Prêmio Melhores Empresas para Empregados com Deficiência, realizada na Sede do Governo do Estado de São Paulo (SP). 

A Companhia foi uma das três selecionadas na categoria “Grandes Empresas com Boas Práticas para Empregados com Deficiência”, num total de 52 importantes instituições, pelas iniciativas desenvolvidas na promoção da inclusão pelo trabalho e da acessibilidade nos espaços físicos da Empresa. O prêmio é concedido pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, na pessoa da secretária adjunta Municipal da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz, e esta foi a primeira participação da Chesf no evento. Além da Chesf, também foram premiadas a Eletrolux e a Ci&t.

O diretor Joel Jesus afirmou que a premiação reconhece as iniciativas promovidas pela Chesf, que “atua para quebrar barreiras e dirimir os preconceitos por meio da inclusão pelo trabalho”. O coordenador do Comitê, Luiz Loreto, ressaltou que é gratificante ver a Companhia ser premiada já na sua primeira participação, e que isso só fortalece a causa. “Mas isso também nos imputa a obrigação de avançar nas conquistas de novos direitos e na batalha de quebra de barreiras, sobretudo as atitudinais”, alertou.

As corporações foram avaliadas pela promoção da política de direitos da pessoa com deficiência, igualdade de oportunidades, grau de sustentabilidade dos projetos, disponibilidade de materiais inclusivos, e suportes emocional e psicológico que viabilizem ao trabalhador pessoa com deficiência condição plena para desempenhar suas funções. No caso das grandes empresas nacionais, públicas ou privadas, foi analisado, ainda, o cumprimento da Lei 8.213/91 (a Lei de Cotas).

PrêmioPCD_2.jpg

*
Desde 2009, principalmente, uma série de ações foram realizadas na Chesf – Sede e Regionais – de forma a garantir melhor estrutura de acesso às pessoas com deficiência.

A Companhia tem, atualmente, 165 empregados com algum tipo de deficiência, ocupando os mais variados postos e funções. Em 2011, foi registrado o maior quantitativo de novos empregados admitidos na Casa (111). Além disso, na última década, a Empresa fez uma série de adequações estruturais, organizacionais e atitudinais para o ingresso desses profissionais.