No dia 7 de maio, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) realizou o encerramento do Curso de Capacitação dos Agentes da Inovação, com avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes – e todos os trabalhos apresentados foram certificados pela banca de avaliação.
Composta por membros das Diretorias de Engenharia, Financeira e de Gestão Corporativa, a banca ouviu a apresentação de quatro trabalhos de inovação de chesfianos, que visavam atender aos dois desafios propostos: estruturação da Gestão de Ativos, buscando aumento de resultados; e como utilizar dados para otimização da plataforma BIM (Building Information Modeling - do inglês, "Modelo de Informação da Construção"), agilizando tarefas de análise nas áreas de Geração e Transmissão.
O evento foi aberto pelo diretor de Regulação e Comercialização, Roberto Pordeus, que destacou a importância da inovação como garantia do crescimento e desenvolvimento da Empresa, reforçando o processo de inovação pelo qual a Companhia passou durante a pandemia, se reinventando nas suas formas de trabalhar. Salientou, ainda, que o curso e os resultados obtidos pelos projetos vêm muito a engajar com o momento de retomada de atividades presenciais e crescimento pelo qual passa a Chesf.
Os projetos apresentados foram: "Solução Analítica de BI para priorização de projetos BIM"; "Disseminação do conhecimento sobre a metodologia BIM a partir da utilização de salas virtuais, integradas a modelagem da Usina de Sobradinho"; "Radar Chesf de Gestão de Ativos"; e o "Sistema Autônomo para Manipulação, Aquisição, Normalização e Transporte Holístico de Ativos – SAMANTHA".
"O Centro de Desenvolvimento e Inovação vem incrementando ações, e o curso dirigido aos Agentes otimiza e fortalece o espírito inovador na Chesf. Este treinamento superou as expectativas iniciais e a qualidade dos projetos foram excelentes, de forma que aqueles apresentados deverão ser implantados na Chesf", destacou José Bione, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Chesf (DRPI/DR).