Sign In

Programa valoriza cultura afro-brasileira

Sustentabilidade Publicado em 24/05/2022

Para garantir os direitos das comunidades tradicionais indígenas, quilombolas e ribeirinhas, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) implantou o Programa de Valorização da Cultura Afro-Brasileira na Linha de Transmissão 230 kV Nossa Senhora do Socorro-SE/Penedo-AL – C1.

 

A iniciativa visa sensibilizar e empoderar as comunidades quanto à importância de sua história, práticas, valores e saberes. Com duração de oito meses, o Programa abrangeu as comunidades Ladeiras e Terra Dura, em Sergipe; e Oiteiros, em Alagoas.

 

Dentre as ações, estão o diagnóstico rápido participativo das três comunidades; identificação e caracterização do patrimônio cultural material e imaterial, além da identificação das temáticas para desenvolvimento do processo de valorização cultural. Para isso, foram promovidos reconhecimento da população, apresentação do Programa e realização de eventos.

 

O diagnóstico contemplou visitas de apresentação do Programa e escuta da comunidade, além de reuniões para definições das oficinas propostas, tudo voltado a atender ao Objeto do Contrato, que foca a Valorização Cultural dos quilombolas beneficiados pelo Programa.

 

Foto: Saulo Meira