O evento comemorativo à conclusão dos trabalhos de restauro e realocação do Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes – que estava instalado na confluência das BR-232 e BR-101, no bairro do Curado, para a Via Mangue, no Recife (PE) –, foi realizado nesta sexta-feira (17).
A solenidade contou com a presença do prefeito João Campos, do presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Fabio Alves, de representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e do Exército, além de outras empresas que integraram o processo de transferência e restauração da obra, assinado em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
A Companhia investiu R$ 150 mil no patrocínio da remoção, restauração e reinstalação da obra, que é de autoria do artista plástico pernambucano Francisco Brennand, e a execução ficou a cargo da empresa Concrepoxi. “É uma satisfação para a Chesf participar de um projeto de elevada importância histórica para o nosso patrimônio cultural”, ressaltou o presidente Fabio Alves.
História
A Batalha dos Guararapes foi a luta armada que durou de abril de 1648 a fevereiro de 1649, no Monte dos Guararapes, região do município de Jaboatão dos Guararapes (PE). Ela envolveu os luso-brasileiros e o exército invasor holandês pelo domínio da região Nordeste do Brasil. É considerada um marco simbólico quanto à origem de um sentimento de patriotismo e de nacionalismo brasileiro. Decisiva, portanto, para a formação da identidade da pátria brasileira.
A obra Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes é datada do ano de 1980. Encontrava-se abandonada, pichada, fragmentada, sem manutenção, de difícil acesso, cercada por mato sem capinação. Além de recuperada, a obra estará iluminada e posta em local de destaque.
Assim voltará a ser apreciada pelo povo recifense, com a memória de Francisco Brennand homenageada e em reverência aos dois anos da morte do artista, a serem completados em 19 de dezembro deste ano.
Fotos: André Schuler