Sign In

Conscientização e combate à queimada

Sistema Chesf Publicado em 29/08/2024

A Eletrobras realizou uma série de ações de conscientização e combate às queimadas nos estados do Ceará e da Bahia, em agosto.  As atividades foram voltadas às comunidades circunvizinhas às linhas de transmissão de 230 kV e 500 kV nesses estados, que, durante a temporada seca, enfrentam um aumento significativo nos riscos de incêndios.

Ao todo, foram realizadas 14 ações presenciais, sendo oito no Ceará e seis na Bahia, que contaram com a participação de mais de 500 pessoas. Essas ações, associadas à sistemática de controle de vegetação e campanhas de rádio, são fundamentais para mitigar os desligamentos por queimadas, que representam uma das principais ameaças à continuidade e segurança do fornecimento de energia elétrica na região.

"A prevenção é o melhor caminho para garantir a segurança de todos e a continuidade do fornecimento de energia. Por isso, investimos em ações que promovam a conscientização ambiental e a proteção das nossas linhas de transmissão, protegendo também a vida das pessoas nessas localidades", afirma Tony Ulysses, Diretor de Operação e Manutenção da Eletrobras Chesf.

Segundo Narion Cardoso, coordenador das ações na Eletrobras Chesf, o trabalho vai muito além de prevenir incêndios. "Estamos promovendo a conscientização ambiental em comunidades que convivem diariamente com os riscos das queimadas. É uma questão de segurança pública, de proteção ambiental e de garantia da continuidade do serviço essencial que é a energia elétrica."

Além das atividades educativas, as ações também incluíram o desenvolvimento de estratégias de contenção e combate rápido a focos de incêndio, reforçando o compromisso da companhia com a segurança e a sustentabilidade das operações.

Com os bons resultados das iniciativas, a empresa planeja a expansão das atividades para outras áreas críticas, focando em áreas de queima de canavial nos estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe.​