A Eletrobras Chesf realizou, nesta quarta-feira (22), encontro com representantes da sociedade civil dos municípios de Jequié e Ubaitaba, na Bahia. Às 9h, com a presença de vereadores, lideranças e secretários municipais, a reunião foi na Prefeitura de Jequié, na Usina da Pedra. Durante à tarde, o encontro foi com lideranças comunitárias, no Auditório da Usina Hidrelétrica de Funil, Ubaitaba.
O objetivo foi apresentar para a população o andamento das ações relativas ao Plano de Ação de Emergência (PAE) para a barragem da Usina da Pedra (Jequié) e de Funil (Ubaitaba), conforme determina a legislação.
.jpg)
Foi feita a apresentação de vídeos sobre o tema de Segurança de Barragens, além de esclarecidas informações sobre a instalação de sirenes de alerta e placas de rotas de fuga nas chamadas Zonas de Autossalvamento (ZAS), áreas delimitadas pela Prefeitura e Defesa Civil para a situação de evacuação imediata da população, em caso de incidente com a barragem.
Durante o mês de novembro, encontros desse modelo aconteceram em cada um dos 11 municípios onde a Empresa possui usinas hidrelétricas instaladas. Nessas oportunidades, o público de cada cidade foi convidado a conhecer as estruturas das barragens e os instrumentos de inspeção.
Os encontros aproximam mais a sociedade civil dos objetivos empresariais e previstos em legislação de segurança de barragens, em prol de todos.
.jpg)
"As barragens da empresa são extremamente seguras e passam por rigorosos controles de inspeção, com tecnologia avançada", afirmou Patrícia Neves, coordenadora da Implantação do PAE na Eletrobras Chesf.
O Plano de Ação de Emergência é uma exigência da Lei de Segurança de Barragens e, juntamente com os Planos de Contingência (Placon) – desenvolvidos pelos municípios – visam implementar uma cultura de prevenção contra acidentes e, em caso de incidentes, para que entidades públicas e privadas estejam preparadas para agir.