A experiência de plantar uma horta comunitária na escola Professora Helena Pugó, localizada no bairro San Martin, próximo à sede da Eletrobras Chesf, é um exemplo inspirador de educação sustentável e alimentação saudável, no Recife. A iniciativa, de responsabilidade social da Eletrobras com a parceria da Giral - Organização não Governamental Glória de Goitá, vem transformando um espaço, antes subutilizado, em um local de aprendizado e sociabilidade.
Segundo Mabiael Carlos, técnico em agroecologia, e mentor da atividade, "o projeto, desenvolvido pela área de Responsabilidade Social Empresarial da Empresa, que recebeu incentivo dos Fundos da Criança e do Adolescente, foi implementado na disciplina eletiva, direcionada aos alunos da escola. Isso permitiu que os estudantes se envolvessem diretamente no processo, aprendendo técnicas de cultivo, plantio, cuidado e manutenção de uma horta orgânica sustentável".
Tudo o que é colhido na horta é destinado à cantina da escola, onde é incorporado às refeições. Dessa forma, o projeto não apenas promove a aprendizagem prática, mas também contribui para uma alimentação mais orgânica e nutritiva para os estudantes.
.jpg)
A importância pedagógica do projeto se vê na regularidade e na participação direta dos estudantes. "Isso levou a uma participação ativa dos estudantes, melhorando seu comportamento com os colegas, maior interação e responsabilidade com os estudos", explicou a professora de Química e assistente de gestão, Rayane Lima.
Além do aspecto prático da agricultura, o projeto também abrange disciplinas como Ciências, Biologia, Matemática e Geografia, enriquecendo a experiência educacional dos alunos. Flávio Henrique Santana, de 16 anos, comemora a experiencia, pois o que é visto na teoria, em sala de aula, pode ser comprovado na prática com o projeto. "Teve uma aula que a gente estudou sobre plantas, na disciplina de Ciências, e vimos como tudo acontece aqui na horta". Vanessa Costa Ribeiro, de 15 anos, disse que participar do projeto "está sendo ótimo. É muito aprendizado. Eu estou gostando bastante!".
O projeto aborda também questões sociais e éticas, com temas como abuso e exploração, trabalho infantil e inclusão. Neste mês, o foco está na alimentação saudável, alinhando-se perfeitamente com a proposta da horta orgânica e seu papel na promoção de escolhas alimentares mais conscientes.
"Essa iniciativa destaca-se como um modelo inspirador para outras escolas em busca de formas inovadoras de envolver os estudantes e promover valores importantes", destaca Fernanda Lins, empregada da Eletrobras Chesf que acompanha este e outros projetos incentivados pelos Fundos da Criança e do Adolescente
Para o presidente da Eletrobras Chesf, João Henrique Franklin, "através de parcerias com organizações e escolas locais, implementando atividades ambientais, esportivas e culturais, estamos moldando jovens cidadãos com habilidades valiosas para o presente e para o futuro".
Fotos: André Schuler