Sign In

Eletrobras Chesf retoma o Educação Solidária

Sustentabilidade Publicado em 11/09/2023

Em cerimônia, realizada nas dependências da Eletrobras Chesf, no dia 5 de setembro, foram inauguradas duas salas dedicadas à educação e capacitação de jovens e adultos das comunidades do entorno da Sede da Empresa, na capital pernambucana. O retorno do programa "Educação Solidária" marca uma trajetória de mais de 20 anos, promovida pela parceria entre a ONG Comitê da Cidadania dos Chesfianos de Recife (CCCR) e o Núcleo de Voluntariado Empresarial.


Nesta etapa do programa, duas salas foram recentemente reformadas e serão disponibilizadas para a retomada das aulas de reforço e preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e capacitações demandadas pelo público-alvo.

Comitê Cidadania inaugura sala AndSchuler (107) copiar (FILEminimizer).jpg

O evento contou com as presenças do presidente da Empresa, João Henrique Franklin, e dos diretores, Tony Ulysses Rodrigues (DO), Jenner Guimarães (DA) e André Coutinho (DC), além de convidados especiais que participaram de edições passadas como voluntários.


O presidente da Companhia, João Henrique Franklin, destacou que "esse programa vai muito além do ambiente físico das salas que estavam sendo disponibilizadas, ele representa um compromisso da Eletrobras Chesf em levar melhorias para a vida das pessoas".


O presidente do CCCR, Gustavo Aguiar, expressou sua gratidão e entusiasmo pela iniciativa e relatou que "o programa tem uma história sólida, datando de 1999, quando foram oferecidos 14 cursos de iniciação em informática. Posteriormente, o programa expandiu-se para incluir cursos preparatórios para escolas técnicas e universidades, entre  os anos 2003 e 2006. Em 2015, o programa preparatório para o ENEM foi retomado e paramos devido à Pandemia. Ao longo de mais de duas décadas de parceria, o programa fez a diferença na vida de mais de 2.000 jovens e adultos".

Comitê Cidadania inaugura sala AndSchuler (8) copiar (FILEminimizer).jpg

"A educação é vetor, sem dúvida nenhuma, de oportunidades pra aqueles que querem crescer e ter melhores oportunidades", afirmou Cecília Sotero, gerente do Departamento de Responsabilidade Social da Empresa.


A parceria entre essas entidades ao longo dos anos tem resultado em um programa de grande impacto social, que agora ganha ainda mais força com as novas salas de aula, equipadas com ótima infraestrutura, inclusive com um laboratório de informática onde são disponibilizados 15 computadores e outros recursos que tornam essa conquista ainda mais significativa.


A apresentação das salas representou não apenas um marco na educação das pessoas beneficiadas, como também um testemunho da capacidade de união e compromisso com a transformação social por meio da educação. 


Fotos: Andre Schuler