A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) inaugurou e entregou, na tarde desta segunda-feira (10), o Museu de Arqueologia de Pilões para a população da cidade, onde ficará abrigada em exposição uma coleção com mais de 200 peças arqueológicas e 22 conjuntos funerários dos povos Tupiguaraní e Aratu.

A coleção indígena arqueológica foi encontrada, em 2009, no solo onde está instalada a Subestação de Pilões, constado como um sítio-cemitério pré-histórico. Depois de um processo de recolhimento e da curadoria do material, sob os cuidados do arqueólogo e professor Marcos Albuquerque, em uma parceria com a prefeitura municipal e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Eletrobras Chesf se comprometeu a reformar o antigo prédio do Mercado Municipal, doado pela Prefeitura, para a instalação do Museu.

Luciana Borges Dubeux, de Gestão Ambiental da Eletrobras Chesf, explica que com uma grande mobilização da comunidade, a Prefeitura local alinhou com o Iphan para a construção de um museu arqueológico na cidade.
"Hoje entregamos à cidade de Pilões e à região um museu voltado à memória e à arqueologia. E que será inserido tanto no roteiro turístico quanto na educação, recebendo escolas e universidades."
Fotos: Bruna Oliveira