Sign In

Empresa sedia evento sobre Economia Circular

Sustentabilidade Publicado em 25/05/2023

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) sediou, na terça-feira (23), o evento Conexão Circular, no Recife. O objetivo foi promover um momento de troca de experiências e conexões entre indústrias, empresas e organizações que têm atuação e reforçam a importância do tema Economia Circular para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A consultora Flávia Moura, mestre pela FGV em Sustentabilidade, abriu o evento com a palestra sobre Economia Circular e Desenvolvimento Sustentável e explicou que esse é um conceito baseado em repensar a forma de utilizar os recursos naturais, com base no modelo econômico em que vivemos, buscando reduzir consumo, otimizar recursos, priorizar materiais duráveis, recicláveis, renováveis e alongar a vida de um produto, agregando valor para que os materiais que usamos possam ser usados por mais tempo.  O ciclo da economia circular gera inserção social, empreendedorismo, emprego e renda.

O evento contou com palestras inspiradoras sobre a circularidade.  A apresentação da Eletrobras Chesf foi conduzida por Luciana Dubeux (SEA) e Fernanda Lins (DPCR), que destacaram as ações sustentáveis desenvolvidas na Companhia, como o projeto Recicla Chesf, que recebe doações de esponjas, canetas, remédios, garrafas pet para criação de vassouras ecológicas e embalagens de leite tetrapak, que são transformadas em manta térmica para doação a pessoas em situação de rua. Outra ação é o Banho do Bem, onde a Eletrobras Chesf arrecada doações de itens de higiene pessoal. Além da coleta de tampinhas de garrafa para ajudar a ONG Anjos do Poço, que atua na defesa dos animais, e a separação dos recicláveis, que são destinados para a Cooperativa da Torre.

“As campanhas feitas na Eletrobras Chesf têm o objetivo de estimular novos hábitos, disseminar conhecimento e conscientizar o público interno sobre a importância da preservação ambiental aliada à responsabilidade social.  Muitas vezes nem sabemos que o que não serve mais para nós é capaz de gerar renda para outra pessoa. E essas ações são aderentes aos objetivos do desenvolvimento sustentável – ODS determinados pela ONU”  - destaca Luciana Dubeux.

Outros cases apresentados que merecem destaque são o empreendedorismo alimentar na utilização do descarte de material orgânico como, por exemplo, o brigadeiro feito de casca de banana. Tivemos a apresentação de empresa que tem como matéria-prima o PVC reciclado; outra instalada na Comunidade do Bode que estimula o empoderamento feminino criando peças com o reaproveitamento da sobra de material de decoração e, por fim, um exemplo de regeneração de mata atlântica no Grande Recife, realizado por uma indústria química.

Economia_Circular1.jpg

Economia_Circular2.jpg

Economia_Circular3.jpg

Fotos: André Schuler