Ao longo de dois anos, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) investiu no desenvolvimento de uma solução inovadora e inédita no setor elétrico brasileiro, e referência no mercado de utilities internacional: a primeira ferramenta de Geotecnologia integrando dados em 2D e 3D, imagens de satélites e drones, para suporte aos trabalhos de expansão, operação e manutenção do parque de ativos da Empresa. Dados de alta resolução foram reunidos, usando os sistemas de informações geográficas (SIG ou GIS, em inglês) e o resultado inovador foi o PortalGeo. (Na imagem ilustrativa, um mapa de linhas de transmissão da Companhia pela Região Nordeste classificadas por tensão.)
O Departamento de Geotecnologia da Companhia, diante do desafio de oferecer uma representação espacial precisa e de acesso facilitado para toda a Organização, direcionou os esforços para o desenvolvimento dessa solução, que constitui na captura da realidade, com o uso de aerolevantamento e equipamentos laser, para levantamentos aéreos e terrestres, como forma de modelar os ativos e sua interface com o meio onde estão inseridos.
A gerente do Departamento, Valéria Carazzai, explica que as equipes usaram as técnicas de levantamento, utilizando equipamento laser aerotransportado, drones e laser terrestre, combinando as metodologias para produzir dados 2D e 3D, de todo o sistema de transmissão, integrando ao sistema de geração e o modelo de informação de construção (BIM) de algumas subestações.
A solução inovadora foi premiada no último mês de abril durante do Utilities Summit 2023, com a premiação Excelência no Uso de Location Inteligence na Indústria de Utilities.
Com uma rede energética composta por 12 usinas hidrelétricas, 14 parques eólicos, 136 subestações e mais de 21 mil quilômetros de linhas de transmissão, os ativos necessitavam de uma representação espacial precisa e de acesso facilitado para toda a Organização.
O PortalGeo auxilia no planejamento, acompanhamento de obra e melhorias; além da operação e manutenção dos ativos, além dos estudos de interligação de parques eólicos e usinas solares ao sistema interligado nacional.