A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf), em parceria com a ONG Giral e a Escola de Referência em Ensino Médio Helena Pugó, localizada no entorno da Sede, no bairro de San Martin, implantou horta comunitária dentro da instituição escolar, na tarde desta quinta-feira (27). As atividades foram ministradas pelo instrutor da Giral, Mabiael Carlos, e pelo professor da Helena Pugó, Gustavo Soares e acompanhadas pela área de Responsabilidade Social da Eletrobras Chesf.

A parceria com a ONG Giral foi firmada por meio da destinação de parte de imposto de renda devido à Eletrobras Chesf ao Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Glória do Goitá, com o objetivo de apoiar projetos que atuem na garantia da promoção da cidadania e proteção dos direitos humanos.
"O projeto faz parte de uma de nossas ações de Responsabilidade Social Empresarial, voltada para debates sobre o funcionamento do processo de plantio dos alimentos e a conscientização da preservação ambiental, através do diálogo com os alunos, da ação coletiva e do incentivo ao protagonismo; além de gerar um sentimento de pertencimento e de responsabilidade", afirmou Cecília Sotero, gerente do Departamento de Relações Públicas, Responsabilidade Social e Patrocínio. Ela acrescentou que a ação da horta também terá ações complementares como a compostagem e o minhocário.

A Giral é uma organização social fundada em 2007, em Glória do Goitá (PE), por um grupo de jovens, filhos de agricultores, que atua na formação integral de crianças, adolescentes e jovens para o desenvolvimento humano e local. A atuação da Giral é concentrada em cinco municípios do interior de Pernambuco: Glória do Goitá, Pombos, Feira Nova, Chã de Alegria e Lagoa do Itaenga. Mas, também, realiza ações formativas em escolas públicas de municípios da região metropolitana do Recife.
Fotos: Bruna Oliveira