Sign In

Projeto beneficia agricultores do Moxotó

Sustentabilidade Publicado em 01/07/2022

O projeto "Direito à segurança alimentar e nutricional para agricultores familiares idosos do Sertão do Moxotó", desenvolvido com apoio da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e iniciado em janeiro de 2022, está promovendo o direito ao envelhecimento ativo e o protagonismo de agricultores familiares idosos dos municípios de Inajá, Ibimirim, Betânia e Manari, no Sertão de Pernambuco. Para isso, foram implementados quintais produtivos e ecotecnologias sociais de garantia à segurança alimentar e nutricional das famílias, bem como à geração de renda.

 

No escopo da ação, são realizados 100 diagnósticos de cada idoso e suas famílias para implementação dos quintais produtivos e dos sistemas de aquaponias para cada um, fomentando a produção de alimentos para consumo e comercialização em feiras agroecológicas de base orgânica. Além disso, são realizadas atividades de entretenimento, terapia ocupacional, lazer e atividade física.


Visita Técnica ao sistema de Aquaponia 2022-07-01 at 15.38.08.jpeg

 

No processo de implantação das tecnologias, os agricultores contam com assessoria técnica prestada por estudantes e egressos do curso técnico em agroecologia da ONG Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), que atua na transformação das circunstâncias econômicas, sociais, ambientais, culturais e políticas na promoção do desenvolvimento sustentável. As experiências mais exitosas serão escolhidas como unidades de referência e receberão pesquisadores para estudar ou replicar o modelo de quintal produtivo adequado à terceira idade.


Construção da aquaponia2022-06-22 at 11.59.12.jpeg

O projeto é financiado pela Chesf através do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso de Pernambuco - FEDIPE.



Foto: arquivo Chesf