Sign In

Cordel reforça campanha do 18 de maio

Sustentabilidade Publicado em 18/05/2022

Para marcar o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) lançou um Cordel (anexado ao final do texto), de autoria de Pablo Borges – filho do artista, cordelista e poeta pernambucano J. Borges –, que retrata o cenário sofrido por menores de idade e apela para a conscientização e o combate dessas situações de vulnerabilidade. A versão gráfica do cordel será disponibilizada nas instalações da Empresa para empregados, prestadores de serviço e visitantes.

 

"Anualmente, em seus valores de Respeito às Pessoas com Justiça e Equidade e Compromisso com a Sociedade, a Chesf reafirma sua posição de responsabilidade social e reconhece a importância da data para garantir a essa população o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual", enfatiza Maria Cecília Sotero, gerente da área de Relações Públicas, Responsabilidade Social e Patrocínio da Companhia.

 

Nesta Campanha, uma das parceiras da Chesf e Eletrobras é a Childhood Brasil, uma instituição que atua na proteção da infância e da adolescência. A organização se tornou referência no País ao desenvolver projetos que transformam a realidade da infância brasileira, entre eles, o Programa "Na Mão Certa". Criado em 2006, a iniciativa tem o objetivo de promover ampla união de esforços para acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. A estratégia é sensibilizar os caminhoneiros para atuar como agentes de proteção dos direitos dessa população, com foco no enfrentamento à exploração sexual.

 

O dia 18 de maio, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é um marco que tem o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a se engajar na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, no tocante aos crimes caracterizados por ações que busquem a violação sexual desse público; o desrespeito às suas intimidades, que tenham por finalidade a satisfação sexual do abusador e consistam na utilização de menores para obter lucro ou outra vantagem, que pode ser financeira ou de qualquer outra espécie.

 

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), só um em cada 20 casos chega aos órgãos de proteção à infância. Denuncie qualquer situação suspeita, inclusive os casos de pornografia infantil na internet. As denúncias podem ser feitas nos Conselhos Tutelares ou através do Disque 100 ou ainda pelo e-mail para disquedenuncia@sedh.gov.br ou para o site www.disque100.gov.br, canais que são gratuitos.

 

Faça parte também dessa rede de apoio!

CordelFaçaBonito.pdf